Reforma política na visão de Ricardo Salles - Ricardo Salles
Blog

Reforma política na visão de Ricardo Salles

Reforma política é tema urgente nas pautas do país, mas precisa ser tratado com cuidado e atenção, para não piorar o que já está ruim.

Nos vídeos abaixo, Ricardo Salles fala sobre problemas importantes que podem e devem ser resolvidos por uma reforma política.

Reforma política: coligações

Um dos maiores problemas do nosso sistema eleitoral são as coligações partidárias. Pior ainda, elas têm efeitos depois das eleições, no próprio governo, e estão no coração da crise política que temos no Brasil.

São elas que geram as legendas de aluguel, que cobram um preço alto para ceder segundos de TV, diretórios regionais e todo tipo de apoio e conexões. Quem paga a conta, evidentemente, é a sociedade.

Reforma política: o consenso político

“Governabilidade”, “consenso”, “capacidade de negociação”: tudo isso é um jeito bonitinho de falar loteamento de cargos e apadrinhamento político.

Reforma política: o atraso

O Brasil precisa assumir uma posição contrária às coligações, que servem para trocar tempo de TV por cargos.

Políticos como Roberto Freire (do Partido Popular Socialista e ex-Ministro da Cultura do Temer), é um dos tantos que são a favor delas. Eles dizem que sem coligação só se pode governar sozinho e de maneira autoritária, que coligação é igual a democracia. Não é verdade. O sistema de coligações atual é fonte de corrupção e má gestão.