Ex-secretário de Meio Ambiente participa de encontro com produtores rurais - Ricardo Salles
Blog

Ex-secretário de Meio Ambiente participa de encontro com produtores rurais

Em encontro com produtores rurais em Araçatuba, Ricardo Salles falou sobre temas como o direito à defesa da propriedade e a recente greve dos caminhoneiros. O evento foi coberto pelo jornal local Folha da Região. O texto integral segue abaixo, e o acesso para a notícia original pode ser encontrado aqui.

“O ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e presidente do Movimento Endireita Brasil, Ricardo Salles, estará hoje em Araçatuba para participar de um evento voltado a produtores rurais. Ele falará sobre o fazendeiro, a fazenda e o direito à defesa e à proteção.

Encontro com produtores rurais: segurança no campo

A palestra integra o evento Segurança no Campo, Desafios e Soluções, que terá apresentação do coronel Alberto Sardilli, comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo. Haverá debate com as participações de Flávio Menezes, ex-presidente da SRB (Sociedade Rural Brasileira) e Fabio Brancato, presidente do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste). O evento acontecerá na Fazenda Água Branca, entre Araçatuba e Birigui.

Por telefone, Salles disse à Folha da Região que o objetivo do encontro é identificar, em todas as regiões do Estado, os principais problemas que os produtores rurais têm encontrado. A ideia, segundo ele, é ouvir o que o homem do campo tem a falar e cobrar do governo essas melhorias.

Na região de Araçatuba, por exemplo, Salles destacou que a divisa com o Mato Grosso do Sul, apesar de positiva para o escoamento da produção, pode ser um problema quando o assunto é furto ou roubo de máquinas agrícolas. “É uma região muito exposta, e esses maquinários podem ser facilmente levados para outro Estado. Os tratores, por exemplo, não têm placa como os carros. Então, fica difícil até para o produtor rural descrever essa máquina para a polícia. A nossa ideia é criar um chip ou até mesmo uma placa para identificar as máquinas. Assim, se houver furto ou roubo, ajuda a polícia na localização”, afirma.

Encontro com produtores rurais: greve dos caminhoneiros

A respeito da greve dos caminhoneiros, o ex-secretário acredita que o governo federal errou duas vezes ao tentar uma solução para o problema: subsidiar o diesel e criar uma tabela de frete. Conforme Salles, esse tabelamento já está causando reflexos no campo, já que produtores rurais estão com dificuldade em escoar a produção a custos mais altos que antes. “O produtor rural depende da competitividade e o tabelamento encareceu muito o frete”, finaliza.”