Dia da Liberdade de Impostos: matéria do G1 - Ricardo Salles
Blog

Dia da Liberdade de Impostos: matéria do G1

O Dia da Liberdade de Impostos, promovido pelo Movimento Endireita Brasil, presidido por Ricardo Salles, foi notícia no G1 nesta terça-feira, dia 5 de junho. Abaixo, você pode conferir o texto integral da matéria. Ao final, há um link para a matéria original, incluindo vídeo registrando as longas filas que se formaram no local.

Um posto de combustíveis na Avenida dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo, vende gasolina sem impostos na manhã desta terça-feira (5) em protesto contra a carga tributária do país.

Foram disponibilizados 6 mil litros de gasolina, que está sendo vendida a R$ 1,96 desde as 8h. Segundo os organizadores, este é o valor do combustível se descontada a carga de 55% de impostos.

A ação é realizada pela Rede Liberdade, uma parceria entre as entidades Mises Brasil, Instituto de Formação de Líderes, Movimento Endireita Brasil e Ranking dos Políticos.

“Esse é o décimo ano que fazemos o Dia da Liberdade de Impostos. Hoje marca o fim dos 156 dias do ano em que trabalhamos para o governo, ou seja, só para pagar impostos. Essa ação é para alertar as pessoas sobre o peso da carga tributária no valor final do produto”, afirma Ricardo Sales, presidente do Endireita Brasil.

“A primeira medida que pedimos, no caso da gasolina, é que seja tirado o monopólio da Petrobras para permitir que haja concorrência neste mercado. E para diminuir os impostos, também é preciso reduzir a máquina governamental. Cortar os gastos do governo”, diz.

Fila para abastecer

Pouco antes das 8h, hora marcada para o início da ação, cerca de 80 carros esperavam na fila para abastecer com valor reduzido.

O primeiro a chegar foi o fiscal de alarmes Gildeon dos Santos, que passou a noite no posto.

“Eu cheguei às 21h de ontem. Entre as 23h e 2h de hoje é que o resto do pessoal começou a chegar”, afirma.

Gildeon mora em Cidade Dutra (Zona Sul) e diz que ficou sabendo da ação pela internet. “A gente gasta muito para abastecer, então tem que aproveitar essa boa oportunidade para economizar”, diz.

A quantidade é limitada a 30 litros por pessoa. Os organizadores estimam que o estoque de combustível com desconto deve durar até as 11h desta terça.

Matéria originalmente publicada no site  G1.