Arquivo do meio ambiente: loteamentos ilegais em SP - Ricardo Salles
Blog

Arquivo do meio ambiente: loteamentos ilegais em SP

“Arquivo do meio ambiente: gestão ambiental em Novo Horizonte” foi originalmente publicado no blog da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, em 27/01/17.

loteamentos-ilegais-em-SP

A Secretaria do Meio Ambiente realizou nesta sexta-feira, 27, uma operação contra ocupações irregulares da região das represas Billings e Guarapiranga, na zona sul de São Paulo. A ação teve a participação da Polícia Ambiental e da secretaria do Verde e Meio Ambiente da capital.

Essa foi uma das primeiras medidas para a retomada da operação Defesa das Águas. A ação pretende recuperar e proteger as áreas de mananciais, localizadas na região metropolitana, principalmente as próximas das represas.

O secretário Ricardo Salles participou da operação ao lado do comandante da PM Ambiental, Coronel Alberto Sardilli, e do secretário municipal, Gilberto Natalini. O grupo sobrevoou as áreas ocupadas para verificar os danos causados ao meio ambiente.

Eles também foram até uma das ocupações, que fica no Jardim São Rafael dentro do Clube de Regatas Tietê, área que estava abandonada. Lá, a Polícia Ambiental apreendeu diversos materiais de construção e foi constatado, além dos danos ambientais, outros crimes como furto de água e luz.

“Esta é a primeira ação em parceria com a Prefeitura de São Paulo para tentar colocar um fim a este problema da cidade de São Paulo. Foi constatado danos sérios ao meio ambiente, principalmente nas proximidades da represa Guarapiranga”, disse Ricardo Salles. “As obras do loteamento clandestino já estavam em ritmo acelerado e o Estado precisa agir energicamente para acabar com isso”.

Segundo informações de moradores, cada terreno valia em torno de R$15 mil. O dinheiro era cobrado por uma associação de moradores da região. Um homem foi encaminhado para delegacia da região para prestar depoimento na condição de testemunha.