Arquivo do meio ambiente: curso de especialização da PM Ambiental - Ricardo Salles
Blog

Arquivo do meio ambiente: curso de especialização da PM Ambiental

“Arquivo do meio ambiente: curso de especialização da PM Ambiental” foi originalmente publicado no blog da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, em 05/08/16.

curso-especializacao-PM-Ambiental1

A criação da Polícia Militar Ambiental data de 1949. Aquela tropa pioneira era composta por 28 homens, que dariam os primeiros passos para uma instituição que hoje tem um efetivo de 2.200 homens, que batalham, em seu dia a dia, pela preservação do meio ambiente, quer nas unidades de conservação, no mar e nas áreas urbanas.

Nesta sexta-feira (5/8), 29 homens foram diplomados por seu comandante, Cel. Rogério Xavier, juntamente com o secretário de Meio Ambiente Ricardo Salles. Todos participaram do Curso de Especialização Profissional em Policiamento Ambiental (CEP), realizado de 18 de maio a 5 de agosto. Presentes também, Paulo Almeida, diretor executivo da Fundação Florestal, e Sérgio Marçon, coordenador da Fiscalização Ambiental (CFA).

Na abertura da cerimônia da diplomação, ocorrida no Auditório Augusto Ruschi, da SMA, o secretário Ricardo Salles falou sobre a importância do trabalho conjunto de sua pasta com a Polícia Ambiental. “Ação é nossa palavra de ordem. Não fosse ela, não teríamos descoberto recentemente uma construção irregular no Parque Ecológico Guarapiranga, uma área de preservação permanente. Depois de apontado pela fiscalização, quando lá chegamos já havia áreas desmatadas, lotes demarcados e uma casa de alvenaria construída pela metade. Nossa resposta rápida resolveu um problema ambiental que poderia se agravar”.

O Cel. Rogério Xavier lembrou que nesta data, 5/8, completa um ano no comando da instituição e que, desde sua posse, o aprendizado tem sido a prioridade de sua gestão. “Cursos como estes são fundamentais para que nossa tropa continue se aperfeiçoando e passe para frente esse conhecimento”.

Completou dizendo que “a Polícia Militar Ambiental sempre esteve na vanguarda da defesa dos recursos naturais do estado de São Paulo. Para tanto, investe em conhecimento e capacitação de seus integrantes acreditando ser essa a melhor maneira de demonstrar o quanto a instituição se preocupa com sua nobre missão”.

79 dias de aperfeiçoamento: curso de especialização da PM Ambiental

O Curso de Especialização Profissional em Policiamento Ambiental (CEP) é uma das tradicionais atividades promovidas pelo seu comando, cujo objetivo é socializar conhecimentos entre professores e alunos, de forma que a execução das funções do policial militar ambiental esteja calçada nas diretrizes institucionais.

O curso teve duração de 277 horas/aula, sendo 180 horas/aula no formato EaD (estudo à distância) e 97 horas/aula presenciais. Foram capacitados cabos e soldados para o desenvolvimento das atividades operacionais no âmbito do policiamento ambiental.

Nos 79 dias de duração, os alunos estudaram as disciplinas: Educação socioambiental aplicada ao policiamento ambiental; Introdução ao estudo do direito ambiental brasileiro; Direito ambiental aplicado à flora, à fauna e proteção dos recursos pesqueiros; Licenciamento ambiental; e Atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos minerais; Ferramentas de apoio ao planejamento operacional e administrativo; Doutrina operacional e Técnicas de policiamento ambiental e rural.